sábado, 17 de maio de 2008

Novo relatório da ONU alerta para crise mundial

A crise de crédito em países ricos, a depreciação do dólar americano, a persistência de desigualdades e a elevação nos preços das commodities e do petróleo, ameaçam o desenvolvimento da economia mundial, afirma a revisão para o primeiro semestre de 2008 do Relatório sobre as Perspectivas da Economia Mundial publicado dia 15/maio/2008 , pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sócias da ONU (DESA).

Os economistas responsáveis pela pesquisa afirmam, ainda, que a recente crise de alimentos enfrentada por diversas nações do mundo, não deve ser vista apenas como um grave problema humanitário, mas que pode se transformar em uma ameaça à estabilidade política e social nos países em desenvolvimento, podendo reverter os avanços realizados no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Entre as recomendações para reverter a atual tendência, o relatório sugere uma ação internacional coordenada para ajudar os esforços norte-americanos, centrada na expansão da demanda doméstica em países que possuam saldo positivo em suas economias, especialmente na Europa, no Golfo Árabe e no leste asiático.

Para conter a inflação nos preços dos alimentos a recomendação é melhorar o suprimento e a produtividade através de maior investimento em técnicas de irrigação, infra-estrutura, melhorar a qualidade das sementes e fertilizantes e desenvolver novas ferramentas para a agricultura. Isso deve ajudar a fortalecer economias rurais, onde tradicionalmente se concentra a pobreza no globo.

Nenhum comentário: